A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Viviane
Maristela Adams da Cruz[1]
RESUMO
Embora não pareça para muitos professores e até mesmo para pais ou
responsáveis, brincar é algo muito importante para a aprendizagem dos alunos da
Educação Infantil, é através desse ato aparentemente desnecessário que a
criança se socializa com os colegas, aprende a dividir, conviver em harmonia e
desenvolve sua autonomia, além disso, a brincadeira permite que a criança
imagine diferentes formas de fazer determinada atividades e assim ela reflete e
aprimora seu conhecimento, tornando-se capaz de parar e pensar antes de
realizar alguma atividade, evitando assim que a mesma seja realizada de
qualquer jeito.
Palavras-chave:
importante; aprendizagem; educação
infantil;
RESUMEN
Aunque parece que hay muchos profesores e incluso los padres o tutores, el juego es muy importante para el aprendizaje del estudiante desde el jardín de infantes, es a través de este acto aparentemente innecesario que el niño socializar con los compañeros, aprender a compartir, a vivir en armonía y desarrollar su autonomía, además, el juego permite al niño a imaginar diferentes formas de hacer ciertas actividades y por lo tanto refleja y refuerza sus conocimientos, por lo que es capaz de detenerse y pensar antes de emprender cualquier actividad, lo que impide que sea realizado de todos modos.
Palabras clave: importante; aprendizaje; educación de la primera infancia;
INTRODUÇÃO
O texto que se inicia fala sobre a
importância do uso das brincadeiras na aprendizagem dos alunos da Educação
Infantil, mostrando que mesmo que brincar pareça um ato a primeira vista sem
sentido, tem sim sua forma de aproximar os alunos de uma aprendizagem mais
concreta, além disso, ajuda no desenvolvimento individual e coletivo dos
mesmos, escrevo o seguinte texto com base em minha experiência de dois anos com
alunos de uma escola pública, onde realizei estágio remunerado vinculado à
prefeitura municipal de São Francisco de Paula-RS, sendo que a mesma era
justamente uma Escola de Educação Infantil, foi com essa experiência que mudei
minha visão sobre o ato de brincar e aprendi que a brincadeira também é uma
forma de ensinar e cabe ao professor utiliza-la como recurso para que a
aprendizagem se concretize.
DESENVOLVIMENTO
A brincadeira que para muitos é
considerada como um ato sem importância, sem sentido e até mesmo uma “perda de
tempo”, tem muita importância no aprendizado das crianças, elas usam boa parte
de seu tempo simplesmente brincando, e é durante a brincadeira que a mesma se
solta, gasta energias, desenvolve sua coordenação e aprende como conviver,
dividir, saber ouvir opiniões, a raciocinar, a cooperar, a ganhar e perder, entre
outros aprendizados.
É
também a partir da brincadeira que a criança se expressa e interage com o mundo
a sua volta, a brincadeira deve ser usada principalmente na Educação Infantil,
pois nessa fase a criança ainda está aprendendo a diferenciar o real do
imaginário, o concreto daquilo que não existe e é também nessa fase que a
criança usando as brincadeiras começa a desenvolver sua autonomia.
Segundo RCNEI,
1998, vol. 1
Pela oportunidade de vivenciar
brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar
seus pensamentos para a resolução de problemas que lhe são importantes e
significativos. Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual
as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão
particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. (p.
28)
Quando brinca a criança usa sua
imaginação e isso faz com que ela ao realizar alguma atividade reflita sobre a
mesma, encontrando assim outras formas de desenvolvimento da mesma, esse ato de
imaginar também desperta na criança a curiosidade, se ela imagina algo que faz
com que ela pense em algum assunto específico, ou durante a brincadeira um
colega conte uma história ou fale uma palavra que ela ainda não conhece, logo
ela quer saber mais sobre o assunto, é nesse momento que ela vai até o professor
perguntar do que se trata, nesse momento o professor tem a oportunidade de
dialogar com ela, procurando sanar sua dúvida e pode aproveitar desta para
introduzir algum conteúdo que tenha relação com o que foi perguntado, pode
também abrir espaço para o diálogo entre eles, auxiliando assim não apenas na
sua aprendizagem, mas na da turma como um todo.
Conforme Freire 1996 “ensinar
não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção
ou a sua construção” (pág 12), a meu ver a brincadeira
é uma boa maneira de possibilitar a construção do conhecimento, pois se o aluno
brincar ele tem a oportunidade de criar, refletir, interagir e construir outros
caminhos para sua aprendizagem.
Mas para que a brincadeira tenha um
real efeito sobre a aprendizagem cabe ao professor organizar diferentes
maneiras de brincar, não basta deixar os alunos soltos brincando sem auxílio e
orientação, na Educação Infantil de certa forma o professor precisa voltar a
ser criança e participar das brincadeiras juntamente com os alunos, além disso,
ele pode observar o desenvolvimento delas enquanto as mesmas brincam, com isso
também é possível realizar a avaliação que deve acontecer diariamente e nessa
fase cada detalhe deve ser observado, assim é possível verificar o que precisa ser
acrescentado nas aulas para desenvolver todas as habilidades dos alunos, e isso
precisa ser diariamente, pois nessa fase além da brincadeira a repetição também
auxilia no desenvolvimento, eles não assimilam tudo de uma hora para a outra,
precisa haver uma construção diária.
Ainda segundo o RCNEI, 1998, vol. 1
É o adulto, na figura do professor,
portanto, que, na instituição infantil, ajuda a estruturar o campo das
brincadeiras na vida das crianças. Conseqüentemente é ele que organiza sua base
estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou
jogos, da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar. Por meio
das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos
processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em
particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de
suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem. (p.
28)
O ato de brincar mais do que
auxiliar na aprendizagem da criança, auxilia o professor na observação da mesma
e assim ele pode trazer para a aula atividades variadas que ajudem na evolução
da criança naquilo que ela ainda demonstra uma menor facilidade, também mostra
se seu trabalho está fazendo efeito sobre os alunos ou não e com isso ele pode
repensar sua prática e se for necessário reconstruí-la para que o aquilo que
não está surtindo efeito passe a acontecer.
Também é uma maneira de respeitar os
direitos da mesma e não torná-la um sujeito sem escolhas, que aceita tudo e não
demonstra vontade própria, é preciso formar pessoas com opinião, críticas e que
lutem por um mundo melhor e esse aprendizado começa na brincadeira, crianças
costumam ser muito francas, quando não gostam ou concordam com algo elas falam
sem rodeios, isso é percebido durante as brincadeiras e é importante que ela
exponha suas vontades, mas precisa saber também que nem sempre as coisas serão
como ela gostaria, com os jogos ela aprende isso, pois se ela joga com outra
criança aprende que nem sempre será só da sua maneira, mas que um dia será como
ela gostaria e outro pode ser que não seja.
Conforme o BBC 2012
A educação da criança pequena foi
considerada, por muito tempo, como pouco importante, bastando que fossem
cuidadas e alimentadas. Hoje, a educação da criança pequena integra o sistema
público de educação. Ao fazer parte da primeira etapa da educação básica, ela é
concebida como questão de direito, de cidadania e de qualidade. As interações e
a brincadeira são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade.
A criança é cidadã – pode escolher e ter acesso aos brinquedos e às
brincadeiras é um de seus direitos como cidadã. Mesmo sendo pequena e
vulnerável ela sabe muitas coisas, toma decisões, escolhe o que quer fazer, olha
e pega coisas que lhe interessam, interage com pessoas, expressa o que sabe
fazer e mostra em seus gestos, em um olhar, em uma palavra, como compreende o
mundo. (p. 11)
Atualmente
a Educação Infantil é parte importante do ensino das crianças, é nessa fase que
começa seu desenvolvimento que vai sendo aprimorado ao longo da sua vida
escolar, ela tem direitos e não basta que o professor queira só cuidar dela,
ele precisa também educa-la, brincando essa educação torna-se menos “agressiva”
para a criança que está apenas começando sua jornada, aos poucos ela vai
construindo novas aprendizagem, vai assimilando o que ela já sabe com
determinada brincadeira e isso só acrescenta, pois ela faz associações que
ficam em sua cabeça e depois quando necessário ela consegue lembrar com o que
aquilo se relaciona.
Até
mesmo os bebês por mais insignificante que possa parecer sua aprendizagem ela
acontece todos os dias e quando seu professor, seus pais ou responsáveis
brincam com ele, ele sente-se mais seguro e dia a dia vai acrescentando aquilo
na sua rotina, ele passa a assimilar a brincadeira e aprender com ela, constrói
seu mundo e sua forma de vê-lo.
Brincar
é fundamental, pois desenvolve habilidades e ao mesmo tempo faz com que a
criança seja de fato criança e é preciso que ela viva essa fase “criança de
ser”, pois cada vez mais ela tem se tornado um adulto em miniatura, que vive
correndo, cheia de atividades, maquiada, de salto, no computador o tempo todo e
esquecendo-se do mais importante que é ser criança, viver essa etapa que depois
que passar não tem mais volta e então por ter outras atividades ela acabou não
realizando e deixando de aprender coisas que ficariam para sempre, que mais do
que seu corpo desenvolveriam sua mente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mais do que um ato sem sentido,
brincar é construir pessoas e permitir que elas se construam, se
desconstruam, se apropriem e
desapropriem de tudo que ela desejar, é deixá-la agir por ela mesmo
intermediando, mas jamais impedindo sua evolução, sua aprendizagem, a construção
por ela mesma de seu conhecimento.
É fundamental entender que brincar
não é como muitos pensam perder tempo, mas que é sim uma forma divertida de
aprendizagem, de interação com as pessoas próximas e com o mundo, a vida já
cobra muito de todos nós e nos faz fazer coisas que nem sempre desejamos então
porque antecipar isso as crianças, é melhor deixá-la viver, ser criança,
aprender, desaprender e começar tudo novamente do jeito dela, com as escolhas
dela, pois do contrário ela poderá tornar-se um adulto cheio de arrependimentos
e saudades daquilo que não viveu, do contrário brincando ela aprende a resolver
problemas que possam surgir futuramente de maneira fácil e não de maneira
desesperada como muitos fazem, ela aprende a raciocinar e não fazer as coisas por
impulso, mais do que isso ela aprende a ser um adulto que pensa e não apenas
mais um na multidão.
Brincar é construir diariamente
maneiras diferentes de viver cada dia e torná-os mais alegres, leves,
desafiantes e ricos para que assim as crianças de hoje sejam o futuro mais
“colorido” de amanhã.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LIVROS:
BRASIL. Referencial curricular nacional para a
educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de
Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 1 Introdução, 101 p.
BRASIL. Brinquedos e Brincadeiras de Creches:
manual de orientação pedagógica. Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2012. 158 p.
FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários
à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. ed. 25ª –
(Coleção Leitura). 54 p.
Este texto foi feito pensando na Educação Infantil onde tive a oportunidade de trabalhar por dois anos com o estágio remunerado vinculado a Prefeitura de meu município.
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