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segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Artigo



A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Viviane Maristela Adams da Cruz[1]
RESUMO

          Embora não pareça para muitos professores e até mesmo para pais ou responsáveis, brincar é algo muito importante para a aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, é através desse ato aparentemente desnecessário que a criança se socializa com os colegas, aprende a dividir, conviver em harmonia e desenvolve sua autonomia, além disso, a brincadeira permite que a criança imagine diferentes formas de fazer determinada atividades e assim ela reflete e aprimora seu conhecimento, tornando-se capaz de parar e pensar antes de realizar alguma atividade, evitando assim que a mesma seja realizada de qualquer jeito.

Palavras-chave: importante; aprendizagem; educação infantil;

RESUMEN

           Aunque parece que hay muchos profesores e incluso los padres o tutores, el juego es muy importante para el aprendizaje del estudiante desde el jardín de infantes, es a través de este acto aparentemente innecesario que el niño socializar con los compañeros, aprender a compartir, a vivir en armonía y desarrollar su autonomía, además, el juego permite al niño a imaginar diferentes formas de hacer ciertas actividades y por lo tanto refleja y refuerza sus conocimientos, por lo que es capaz de detenerse y pensar antes de emprender cualquier actividad, lo que impide que sea realizado de todos modos.

Palabras clave: importante; aprendizaje; educación de la primera infancia;



INTRODUÇÃO

O texto que se inicia fala sobre a importância do uso das brincadeiras na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, mostrando que mesmo que brincar pareça um ato a primeira vista sem sentido, tem sim sua forma de aproximar os alunos de uma aprendizagem mais concreta, além disso, ajuda no desenvolvimento individual e coletivo dos mesmos, escrevo o seguinte texto com base em minha experiência de dois anos com alunos de uma escola pública, onde realizei estágio remunerado vinculado à prefeitura municipal de São Francisco de Paula-RS, sendo que a mesma era justamente uma Escola de Educação Infantil, foi com essa experiência que mudei minha visão sobre o ato de brincar e aprendi que a brincadeira também é uma forma de ensinar e cabe ao professor utiliza-la como recurso para que a aprendizagem se concretize.
           

DESENVOLVIMENTO


A brincadeira que para muitos é considerada como um ato sem importância, sem sentido e até mesmo uma “perda de tempo”, tem muita importância no aprendizado das crianças, elas usam boa parte de seu tempo simplesmente brincando, e é durante a brincadeira que a mesma se solta, gasta energias, desenvolve sua coordenação e aprende como conviver, dividir, saber ouvir opiniões, a raciocinar, a cooperar, a ganhar e perder, entre outros aprendizados.
            É também a partir da brincadeira que a criança se expressa e interage com o mundo a sua volta, a brincadeira deve ser usada principalmente na Educação Infantil, pois nessa fase a criança ainda está aprendendo a diferenciar o real do imaginário, o concreto daquilo que não existe e é também nessa fase que a criança usando as brincadeiras começa a desenvolver sua autonomia.
Segundo RCNEI, 1998, vol. 1


Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhe são importantes e significativos. Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. (p. 28)

        Quando brinca a criança usa sua imaginação e isso faz com que ela ao realizar alguma atividade reflita sobre a mesma, encontrando assim outras formas de desenvolvimento da mesma, esse ato de imaginar também desperta na criança a curiosidade, se ela imagina algo que faz com que ela pense em algum assunto específico, ou durante a brincadeira um colega conte uma história ou fale uma palavra que ela ainda não conhece, logo ela quer saber mais sobre o assunto, é nesse momento que ela vai até o professor perguntar do que se trata, nesse momento o professor tem a oportunidade de dialogar com ela, procurando sanar sua dúvida e pode aproveitar desta para introduzir algum conteúdo que tenha relação com o que foi perguntado, pode também abrir espaço para o diálogo entre eles, auxiliando assim não apenas na sua aprendizagem, mas na da turma como um todo.
     Conforme Freire 1996 “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (pág 12), a meu ver a brincadeira é uma boa maneira de possibilitar a construção do conhecimento, pois se o aluno brincar ele tem a oportunidade de criar, refletir, interagir e construir outros caminhos para sua aprendizagem.
          Mas para que a brincadeira tenha um real efeito sobre a aprendizagem cabe ao professor organizar diferentes maneiras de brincar, não basta deixar os alunos soltos brincando sem auxílio e orientação, na Educação Infantil de certa forma o professor precisa voltar a ser criança e participar das brincadeiras juntamente com os alunos, além disso, ele pode observar o desenvolvimento delas enquanto as mesmas brincam, com isso também é possível realizar a avaliação que deve acontecer diariamente e nessa fase cada detalhe deve ser observado, assim é possível verificar o que precisa ser acrescentado nas aulas para desenvolver todas as habilidades dos alunos, e isso precisa ser diariamente, pois nessa fase além da brincadeira a repetição também auxilia no desenvolvimento, eles não assimilam tudo de uma hora para a outra, precisa haver uma construção diária.
           Ainda segundo o RCNEI, 1998, vol. 1

É o adulto, na figura do professor, portanto, que, na instituição infantil, ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças. Conseqüentemente é ele que organiza sua base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar. Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem. (p. 28)

          O ato de brincar mais do que auxiliar na aprendizagem da criança, auxilia o professor na observação da mesma e assim ele pode trazer para a aula atividades variadas que ajudem na evolução da criança naquilo que ela ainda demonstra uma menor facilidade, também mostra se seu trabalho está fazendo efeito sobre os alunos ou não e com isso ele pode repensar sua prática e se for necessário reconstruí-la para que o aquilo que não está surtindo efeito passe a acontecer.
            Também é uma maneira de respeitar os direitos da mesma e não torná-la um sujeito sem escolhas, que aceita tudo e não demonstra vontade própria, é preciso formar pessoas com opinião, críticas e que lutem por um mundo melhor e esse aprendizado começa na brincadeira, crianças costumam ser muito francas, quando não gostam ou concordam com algo elas falam sem rodeios, isso é percebido durante as brincadeiras e é importante que ela exponha suas vontades, mas precisa saber também que nem sempre as coisas serão como ela gostaria, com os jogos ela aprende isso, pois se ela joga com outra criança aprende que nem sempre será só da sua maneira, mas que um dia será como ela gostaria e outro pode ser que não seja.
            Conforme o BBC 2012

A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante, bastando que fossem cuidadas e alimentadas. Hoje, a educação da criança pequena integra o sistema público de educação. Ao fazer parte da primeira etapa da educação básica, ela é concebida como questão de direito, de cidadania e de qualidade. As interações e a brincadeira são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade. A criança é cidadã – pode escolher e ter acesso aos brinquedos e às brincadeiras é um de seus direitos como cidadã. Mesmo sendo pequena e vulnerável ela sabe muitas coisas, toma decisões, escolhe o que quer fazer, olha e pega coisas que lhe interessam, interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra em seus gestos, em um olhar, em uma palavra, como compreende o mundo. (p. 11)

Atualmente a Educação Infantil é parte importante do ensino das crianças, é nessa fase que começa seu desenvolvimento que vai sendo aprimorado ao longo da sua vida escolar, ela tem direitos e não basta que o professor queira só cuidar dela, ele precisa também educa-la, brincando essa educação torna-se menos “agressiva” para a criança que está apenas começando sua jornada, aos poucos ela vai construindo novas aprendizagem, vai assimilando o que ela já sabe com determinada brincadeira e isso só acrescenta, pois ela faz associações que ficam em sua cabeça e depois quando necessário ela consegue lembrar com o que aquilo se relaciona.
Até mesmo os bebês por mais insignificante que possa parecer sua aprendizagem ela acontece todos os dias e quando seu professor, seus pais ou responsáveis brincam com ele, ele sente-se mais seguro e dia a dia vai acrescentando aquilo na sua rotina, ele passa a assimilar a brincadeira e aprender com ela, constrói seu mundo e sua forma de vê-lo.
Brincar é fundamental, pois desenvolve habilidades e ao mesmo tempo faz com que a criança seja de fato criança e é preciso que ela viva essa fase “criança de ser”, pois cada vez mais ela tem se tornado um adulto em miniatura, que vive correndo, cheia de atividades, maquiada, de salto, no computador o tempo todo e esquecendo-se do mais importante que é ser criança, viver essa etapa que depois que passar não tem mais volta e então por ter outras atividades ela acabou não realizando e deixando de aprender coisas que ficariam para sempre, que mais do que seu corpo desenvolveriam sua mente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Mais do que um ato sem sentido, brincar é construir pessoas e permitir que elas se construam, se desconstruam,  se apropriem e desapropriem de tudo que ela desejar, é deixá-la agir por ela mesmo intermediando, mas jamais impedindo sua evolução, sua aprendizagem, a construção por ela mesma de seu conhecimento.
            É fundamental entender que brincar não é como muitos pensam perder tempo, mas que é sim uma forma divertida de aprendizagem, de interação com as pessoas próximas e com o mundo, a vida já cobra muito de todos nós e nos faz fazer coisas que nem sempre desejamos então porque antecipar isso as crianças, é melhor deixá-la viver, ser criança, aprender, desaprender e começar tudo novamente do jeito dela, com as escolhas dela, pois do contrário ela poderá tornar-se um adulto cheio de arrependimentos e saudades daquilo que não viveu, do contrário brincando ela aprende a resolver problemas que possam surgir futuramente de maneira fácil e não de maneira desesperada como muitos fazem, ela aprende a raciocinar e não fazer as coisas por impulso, mais do que isso ela aprende a ser um adulto que pensa e não apenas mais um na multidão.
            Brincar é construir diariamente maneiras diferentes de viver cada dia e torná-os mais alegres, leves, desafiantes e ricos para que assim as crianças de hoje sejam o futuro mais “colorido” de amanhã.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LIVROS:

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 1 Introdução, 101 p.

BRASIL. Brinquedos e Brincadeiras de Creches: manual de orientação pedagógica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2012. 158 p.

FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. ed.  25ª  – (Coleção Leitura). 54 p.



[1] Acadêmica do 8º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPEL.




Este texto foi feito pensando na Educação Infantil onde tive a oportunidade de trabalhar por dois anos com o estágio remunerado vinculado a Prefeitura de meu município.

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