Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy”
que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo
alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é
aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e
escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura
e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no
contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando
deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social,
estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.
A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura
letrada.
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, embora a palavra literacy já
constasse do dicionário desde o final do século XIX, foi nos anos 80 ,
que o fato tornou-se foco de atenção e de estudos nas áreas da educação e
da linguagem. No Brasil os conceitos de alfabetização e letramento se
mesclam e se confundem. A discussão do letramento surge sempre envolvida
no conceito de alfabetização, o que tem levado, a uma inadequada e
imprópria síntese dos dois procedimentos, com prevalência do conceito de
letramento sobre o de alfabetização. Não podemos separar os dois
processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se
dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e
pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas
sociais que envolvem a língua escrita , o letramento.
O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento , que é o
uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e
interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre
letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no
mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na
sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a
criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no
seu mundo social. O letramento é cultural, por isso muitas crianças já
vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal
absorvido no cotidiano. Ao conhecer a importância do letramento,
deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo, baseado na
descontextualização.
Na escola a criança deve interagir firmemente com o caráter social da
escrita e ler e escrever textos significativos. A alfabetização se ocupa
da aquisição da escrita pelo indivíduo ou grupos de individuos, o
letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um
sistema escrito por uma sociedade. “Em termos sociais mais amplos, o
letramento é apontado como sendo produto do desenvolvimento do comércio,
da diversificação dos meios de produção e da complexidade crescente da
agricultura. Ao mesmo tempo, dentro de uma visão dialética, torna-se uma
causa de transformações históricas profundas, como o aparecimento da
máquina a vapor, da imprensa, do telescópio, e da sociedade industrial
como um todo”. TFOUNI, Leda Verdiani.
A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como
início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades
de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a
língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse
aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter
tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no
ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas
nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar
notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta
interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita
de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do
recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro
nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos
personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela
leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem
podemos ser.
Autora: Amelia Hamze
Profª FEB/CETEC e FISO
Fonte:
Canal do Educador
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/alfabetizacao.htm
Este blog foi criado por alunos do Pólo da UAB de São Francisco de Paula, acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPEL na modalidade EAD (2011 - 2014), para que através dele possamos trocar ideias, aprendermos juntos sobre essa profissão iluminada que é a de professor e juntos chegar ao nosso objetivo. Esperamos que gostem e possam contribuir conosco nessa cominhada longa, porém prazerosa.
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