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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A ARTE DE APRENDER A APRENDER

 
Pâmela Rocha de Ávila


RESUMO
            Este artigo trata-se do processo de aprendizagem de um estágio de ensino fundamental, onde a professora relata algumas experiências vividas e compartilha alguns conceitos que adquiriu diante do estágio, vivenciando o aprender a aprender e entendendo o papel que o professor deve ter no ensino da criança, conhecer e entender a realidade e o histórico do aluno, antes de realizar o seu plano de estágio, mostrando o verdadeiro significado que possui a troca de saberes entre professor e aluno.

Palavras Chave: Aprendizado, Conhecimento, Troca, Educador.

1 INTRODUÇÃO

            Quando falamos em processo de ensino, não temos como não associar com a palavra aprendizagem, que se faz presente sempre em nossas vidas, desde quando estamos dentro da barriga de nossas mães, até mesmo quando começamos a conhecer o mundo.
            Aprendizado nem sempre é fácil, mas é através dai que entra o papel do professor em ajudar cada aluno a lidar como suas peculiaridades, buscando no processo de aprendizagem que o aluno passe por cima disto e perceba que é capaz de fazer e aprender qualquer assunto que se busque aprender.
            Professor e aluno são parceiros nestes processos, professor passando seu conhecimento e aluno recebendo e aluno trazendo seu conhecimento e professor absorvendo tal achado, cabe ao professor promover e estimular o aluno, e cabe ao aluno fazer o mesmo, tendo assim um bom processo de aprendizado, através da grande troca de conhecimentos.
           

2 A APRENDIZAGEM

            A aprendizagem é uma palavra que está presente em quase todos os passos da vida, onde através dela buscamos aprender assuntos que não temos conhecimento, ou ainda mesmo aprimorar os que já conhecemos, construindo nossa visão de mundo.
            Neste caminho que estamos trilhando neste curso, ela se faz presente em todos os momentos, nos mostrando o quanto é bom não só transferir conhecimento, mas também compartilhar, podendo assim colocar em pratica em cada etapa a troca de ideias, pois muitas vezes o que eu tenho conhecimento para a outra pessoa é o novo, já em outro momento o que a pessoa tem a compartilhar é o que eu não tenho conhecimento.
           
“Se eu tivesse que reduzir toda psicologia educacional a um único princípio, diria isto: O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos.” (Ausubel, Novak & Hanesian, 1980)

            No processo de aprendizagem percebemos que só é possível aprender se a criança esta motivada e interessada, cabendo ao professor trazer o inovador a cada atividade à criança por isso é tão importante à troca de aprendizagens.
            Conseguir transpassar tudo o que se é proposto em um plano de estagio não é fácil, mas não é difícil, cabendo ao professor ser a ligação do plano de aula para com o aluno, de maneira clara e transparente, ajudando em classe os alunos que não tem tanta facilidade como os demais e tentando lidar com as dificuldades impostas, pois o plano é todo com base no entorno e realidade do aluno, sendo assim adquirindo e recebendo conhecimentos com os alunos.

2.1 APRENDER A APRENDER
           
            Podemos perceber que se o aluno tem uma boa explicação do assunto estudado, logo ele irá saber do que esta se tratando através do conhecimento e da informação, causando certa reflexão do assunto em sua mente, onde ele irá aprender através do seu saber e seus conceitos.

            Em meu estágio, onde era eu e minha colega Meline, fomos trabalhar a escola e seus espaços, conseguimos transpassar aos alunos que primeiramente deveríamos nos lembrar e analisar cada espaço. Logo depois juntos criamos um grande esboço da escola no quadro, apontando eles os respectivos espaços, então como alguns não se lembravam de determinados espaços, passeamos na escola para relembrar como deveríamos criar os mesmos. Então partimos para maquete aonde eles mesmos iam apontando como era, que cor era, qual sala vinha depois, qual sala era antes, conhecendo ainda mais seu ambiente escolar.
            Foi algo que nos fez realmente entender o que é aprender a aprender, pois muitos deles nunca haviam escutado a palavra maquete e entenderam como é importante e valido conhecer e cuidar dos espaços em que vivemos.
“O papel do educador, dessa forma, não seria apenas ficar passando informações, mas preparar, provocar os sujeitos para o processo de conhecer e colocar à disposição objetos (materiais, situações) ou indicações que possam levar ao conhecimento (quando ele fala, faz da sua fala o objeto de conhecimento)”. (VASCONCELLOS, Celso dos S.). Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

2.2 FATORES DA APRENDIZAGEM
           
            Os fatores da aprendizagem são alguns dos passos em que facilitam o aprender a aprender, de forma necessária a cada ser humano para melhor adquirir o seu conhecimento:

* Saúde física e mental: Cada indivíduo necessita de boa saúde (sem dores que o prejudique, exemplo dor de cabeça..) , para prestar atenção e ter um melhor desempenho em qualquer processo de aprendizagem.

* Motivação: é onde o individuo deve se sentir estimulado a realizar certas atividades, tendo curiosidade e intenção para atingir o que é proposto.

* Prévio domínio: Ter conhecimento prévio a determinado assunto sem que os demais já tenham conhecimento, fazendo a troca de informações.

* Maturação: Cria relações com algumas linguagens e cria condições com a aprendizagem e também a maturidade.

* Inteligência: Cria movimentos novos, com base de seu histórico, raciocinando com logica, assimila e associa e compreende informações e conhecimentos diversos.

* Concentração e atenção: Fixa assuntos que lhe foram explicados com motivação e entusiasmo.

* Memória: É um resgate a determinado assunto já aprendido, porém muitas vezes corre o risco de ser esquecido pelo não uso ou até mesmo por não ter sido significativo o bastante.

2.3 SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E NÃO APRENDIZAGEM
           
            No processo de ensino encontramos muitas peculiaridades e diversidades de aprendizagens e cabe ao professor trazer suas respectivas maneiras de lidar em seu papel docente.
Educador, por tanto, é aquele que tem a capacidade de provocar no outro a abertura para a aprendizagem e de colocar meios que possibilitem e direcionem esta aprendizagem. (VASCONCELLOS, Celso dos S.). Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 n. 83.

            A – Matriz curricular e do Projeto Político Pedagógico da Escola – os dois se interligam em meio aos assuntos do currículo, pois o PPP é o dna da escola, e o currículo é a base, onde devemos nós os professores dirigi-los as determinadas faixas etárias dos alunos, diversificando as atividades através dos conteúdos propostos.

            B - Aprendizagem dos alunos - nem sempre os alunos encontram se nos mesmos ritmos um para com os outros, então cabe o professor encontrar meios para que o aluno se interligue e não perca o entusiasmo de aprender, tendo como principal papel o auxilio e a maneira diversificada de ensinar, ou seja, vendo como o aluno cria o conhecimento e o expressa, sempre trazendo uma atividade com algo que motive a criança a entender e gostar de aprender, estimulando o mesmo.

            C - Relação com a realidade concreta – esta relação com o entorno da criança é sem duvida o principal caminho em que o professor deve iniciar seu processo de conhecimento, conhecer seu entorno e seu histórico, ou então perceber e vivenciar isto do aluno, pelo modo de como ele se expressa a cada atividade, onde muitas vezes só percebemos por que o aluno se comporta de tal maneira através desse convívio escolar. Neste sentido em meu estágio pude perceber o quanto é valido entender a realidade concreta do aluno, pois ali você entende o que realmente ele necessita que seja o seu verdadeiro papel docente para ele, não somente na questão afetiva, ou financeira, mais sim no seu processo de aprendizagem.

            D - Organização e Coordenação das Propostas na Sala a fim de Potencializar a Aprendizagem – a organização e coordenação das atividades com toda a certeza fazem toda a diferença, e em meu estagio pude perceber isso como o novo motiva as crianças, ao trazermos tinta, foi um verdadeiro processo de aprendizagem, todos estavam motivados e ansiosos, pois aquela atividade quase não era algo do cotidiano deles, já quando foi trazido um ditado, logo já começavam os rumores de que preferiam as tintas ou outra atividade, isso com toda a certeza nos mostra o quanto o inovar é melhor e motiva tanto o aluno quanto o professor.

            E - Busca pela rede de apoio – sempre é bom saber que podemos contar com alguém, ainda mais neste processo de aprendizagem tão grande que é o ensinar, devemos pensar que assim como aprendemos podemos ensinar também, pois todos sabem de algo que a outra pessoa não tem conhecimento.  Quanto aos recursos nos disponibilizados no estagio foram, livros, jogos pedagógicos, folhas, papel pardo, porém quanto ao desenvolvimento das atividades não teve muita interferência de nenhum individuo especifico da escola a não ser a professora titular, onde nos ofereceu ajuda e sempre quis saber, sobre as atividades propostas às crianças, no processo de aprendizagem.

3 CONCLUSÃO

            Ao concluir penso que tudo o que vamos fazer devemos fazer com amor e carinho, pois para mim, o aluno e professor devem andar de mãos dadas e buscando a verdadeira aprendizagem juntos, sendo assim sempre ter o meu diferencial, ser alguém em que todos lembrem pelo que ensinei e compartilhei pelas atividades diversificadas e pelo entendimento vivido.   O aluno deve sentir-se bem e não diferente a ninguém, pois cada um tem sua peculiaridade e diversidade, tendo o professor seu papel de educador, promovendo o desenvolvimento e estimulando o processo de ensino aprendizagem.
            O aprender a aprender é o principal processo que envolve professor e aluno, pois sempre acaba passando a aprendizagem ao outro fazendo realmente a troca de saberes.

REFERÊNCIAS

Como elaborar um artigo – Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/biblioteca/downloads/COMO_ELABORAR_UM_ARTIGO_-_MODELO.pdf

Aprender a aprenderAurelio Arrobas - 04 de agosto de 2011 - Disponível em: http://pt.slideshare.net/Profaurelioarrobas/aprender-a-aprender-8772429

FATORES DA APRENDIZAGEM - Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 14 de maio de 2012 - Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/12328/fatores-da-aprendizagem#ixzz35OR9d3Ee


UMA SISTEMATIZAÇÃO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM - Equipe Docente - Polo São Francisco de Paula: Adriana Lessa Cardoso, Claci Eva da Silveira, Débora Santos Torres, Lucia Czermainski Gonçalves, Rita de Cássia Rosa dos Santos.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).



ESTE ARTIGO FOI ELABORADO NA CONCLUSÃO DE UM ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL, DA FACULDADE DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UAB/UFPEL, DO POLO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA ONDE TEVE DURAÇÃO DE 3 SEMANAS,  NESSE PROCESSO O APRENDER FOI UMA GRANDE TROCA ENTRE EU E MEUS ALUNOS, POR ISSO O ESCOLHI COMO ASSUNTO PAUTA PARA FAZER ESTE ARTIGO, POIS AS TROCAS DE EXPERIENCIAS FORAM VALIDAS E MUITO RELEVANTES TANTO PARA MIM QUANTO AOS ALUNOS.



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