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terça-feira, 25 de novembro de 2014

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOCENTE EFETIVADA NO ESTÁGIO

Trabalho docente

Sabe-se que, o trabalho docente, como um todo, é de suma importância, para garantir que o processo de aprendizagem aconteça.                                                                  
No entanto, para que isso ocorra efetivamente, é necessário que haja uma grande mudança no papel do professor. A qual é definida, em uma frase, por “Rogéria Novo da Silva, autora do texto “Pensamento lógico e expressões formais da lógica”: “trazer e permitir perguntas e não dar respostas, antes das perguntas serem feitas!”                 
Partindo da afirmação de Rogéria, pode-se deduzir que, para que o professor possa “trazer e permitir perguntas”, é necessário, antes de mais nada, que o mesmo tenha o conhecimento real dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Para isso, o educador, necessita ser um pouco pesquisador também, estudando e  pesquisando previamente os conteúdos propostos. Além disso, deve preparar-se para o imprevisto, pois, poderão ocorrer certos questionamentos por parte dos alunos, que podem não estar em seus planos, tão pouco, nas respostas prontas dos livros didáticos.                                                                                                                                 
É importante também, que o professor tenha o conhecimento da organização da sala de aula.                                                                                                                         
Neste sentido, vale a pena citar, alguns momentos observados durante o período de estágio que confirmam isso.                                                                                   
Por exemplo, na “hora do sono”, após o almoço, é preciso que o professor tenha conhecimento da organização dos colchões e roupas de cama de cada auno, ou mesmo, na entrada das crianças em sala de aula, é necessário que, o professor tenha conhecimento da organização das classes e cadeiras onde cada aluno senta. Principalmente, na Educação Infantil, o ideal seria, que as mesmas, fossem identificadas com o nome das crianças.                                                                                         
Estes e outros momentos, são imprescindíveis para que haja um bom andamento na rotina da turma.                                                                                                         
Outro fator importante, é o conhecimento que o professor necessita ter do encaminhamento das propostas. Um planejamento bem feito é fundamental para uma boa execução das propostas, e, para que, o processo de aprendizagem ocorra com sucesso.                             
“A criança já possui conhecimentos, em diferentes abrangências, determinados pelas experiências que possui antes mesmo de entrar na escola.” (Rogéria Novo da Silva)                  Partindo da linha de pensamento da autora “Rogéria Novo da Silva”, pode-se afirmar que, os conhecimentos prévios que a criança possui devido as suas experiências antes de ingressar na escola, com os familiares e com a comunidade onde vive, deve ser considerado pelo professor, no momento de pensar o processo de ensino-aprendizagem.                                  
É necessário que, o educador seja também um investigador, buscando conhecer a realidade dos alunos, com o intuito de, elaborar propostas condizentes com a mesma, podendo assim, aproveitar o conhecimento prévio das crianças e, por conseguinte, ter maior sucesso no aprendizado das mesmas.                                                       
Por fim, é importantíssimo que, o educador, reconheça os processos de construção do conhecimento. Partindo do “princípio metodológico que visa tratar o ensino e a aprendizagem como provocações do processo de construção do conhecimento por parte do sujeito e não como apropriação das generalizações feitas pelo outro." (Rogéria Novo da Silva)                                                                                                 
Neste sentido, cabe ao professor, criar situações em que leve o aluno a buscar respostas para os questionamentos levantados, através de experiências e vivências propostas em sala de aula, que reproduzam a realidade vivida pela criança no seu cotidiano.                          Sendo assim, “a educação não pode ser mais baseada em um fazer descompromissado, de  realizar tarefas e chegar a um resultado igual a resposta que se encontra no final do livro texto, mas do fazer que leva ao compreender, segundo a visão piagetiana.” (Trecho extraído do texto “Mudanças na Sociedade, Mudanças na Educação: O Fazer e o Compreender”, de José Armando Valente).          

     

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