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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Os desafios escolares




OS DESAFIOS ESCOLARES
: CARACTERIZAÇÃO ESCOLAR

Viviane Maristela Adams da Cruz

                                     CARACTERIZAÇÃO ESCOLAR

A Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Rosário, está localizada na Rua 31 de março, número 26, Bairro Campo do Meio.
Atende alunos de 4 meses a 5 anos e 11 meses no horário das 6:30 da manhã às 18:00 da tarde, sendo que as turmas são divididas pela respectiva idade das crianças.
Ainda é uma escola “jovem”, pois tem apenas 3 anos, anteriormente a sua construção os alunos do município frequentavam a única escola de educação infantil existente a “Vó Bemvinda”, porém não haviam muitas vagas, após sua construção foi feito o zoneamento que dividi os bairros entre as duas escolas, com isso mais crianças tiveram a oportunidade de frequentar a escola infantil.
Em relação aos espaços físicos, a escola conta com sete salas de aula, sendo que cada uma tem seu próprio banheiro dentro da sala, com exceção dos jardins que fica no corredor, juntamente com o trocador que foi instalado para o uso dos alunos da inclusão, outras quatro das sete salas também contam com um trocador dentro do banheiro, além disso, existe uma sala para o DVD onde também são feitas as apresentações de dia das mães, dos pais, natal, etc, uma brinquedoteca que fica nos fundos da sala de DVD, um refeitório, uma cozinha para o preparo dos alimentos e outra para a limpeza dos utensílios de cozinha, a lavanderia, a sala da coordenação, da secretária, do intervalo das professoras, o banheiro das professoras, dois depósitos, um porão, um solário, uma sacada e o pátio fechado com uma parte de piso de concreto e o restante gramado.
Esses espaços são como a “segunda casa” das crianças, pois é nele que elas passam grande parte do seu dia, algumas chegam as 06h30min e só saem às 18h00min.
Então é lá que elas aprendem desde pequenos a dividir o espaço com os colegas, os brinquedos, o “colinho” das professoras, a esperar sua vez, a organizar seus pertences e os da escola, a importância de fazer sua higienização, de mastigar bem os alimentos, do descanso, enfim aprendem a ter uma rotina.
A meu ver as salas dos jardins são pequenas para o número de alunos e dificulta um pouco as brincadeiras já que a cidade é bastante fria e elas precisam ser realizadas na sala.
Mesmo assim as crianças aprenderam muito bem como dividir esse espaço, assim como as professoras que mantém em todas as salas trabalhos dos alunos, letras, desenhos, objetos presos ao teto principalmente no berçário com a intenção de que as crianças queiram alcança-los e consequentemente fiquem de pé aprendendo assim a caminhar.
Além disso, nas salas dos jardins os livros estão sempre ao alcance das crianças que podem manuseá-los e observa-los, desenvolvendo assim um interesse maior pela leitura.
Em todas as salas os nomes deles ficam anexados na parede onde colocam suas mochilas assim eles vão criando uma maior atenção com seus pertences e cuidando para que não se misturem, desenvolvendo assim sua autonomia.
O Slide a organização do trabalho pedagógico diz:

Nossa experiência na escola mostra-nos que a criança de seis anos encontra-se no espaço de interseção da educação infantil com o ensino fundamental. Sendo assim, o planejamento de ensino deve prever aquelas diferenças e também atividades que alternem movimentos, tempos e espaços. (pág 11)

Sendo assim a escola faz com que as crianças aprendam a dividir os espaços, da mesma maneira que utilizam esses espaços para interagir e compartilhar seus conhecimentos com os colegas.
Em relação à estrutura de organização do trabalho, a escola abre as 06h30min e logo chegam às primeiras crianças, segundo um termo de compromisso feito pela escola e assinado pelos pais as crianças só podem entrar até as 08h10min, depois desse horário só é possível a entrada se os pais avisaram antes que levariam a criança mais tarde com alguma justificativa, como levá-la ao médico.
Após a chegada as crianças seguem a rotina de cada sala, respeitando os horários de café da manhã, lanche, almoço, sono e mamadeira para os que dormem, lanche da tarde e à hora da fruta, até as 18h00min quando e escola fecha.
Além disso, existem horários montados na parte da manhã e da tarde para a hora do dvd, da brinquedoteca e do pátio, distribuídos durante a semana para que não cause confusão.
A escola participa do projeto agrinho, que é feito apenas com os jardins, onde é trabalhado o conteúdo do livrinho e cada um deve fazer um desenho, entre esses desenhos é escolhido apenas um que é enviado para o concurso.
Também participa do projeto ler, que da mesma maneira do agrinho é somente com os jardins, onde a professora recebe os jornais com assuntos variados como folclore e halloween e pode usar as histórias encontradas ali para auxiliar no seu planejamento.
Na escola existem os seguintes grupos de dança, a invernadinha e os anos 60, além disso, os mesmos que dançam nesses grupos são encaixados em outras apresentações, geralmente eles se apresentam nos seminários realizados pela prefeitura municipal, na festa do pinhão, às vezes na abertura do ano letivo, em outras escolas ou para outros eventos que são convidados.
A avaliação é feita através de pareceres descritivos.
No calendário escolar constam as datas de reuniões pedagógicas, com os pais, do conselho escolar, da formação dos professores e também as datas comemorativas que são divididas por turma, ficando essa responsável pela decoração da escola na sua data.
Cada turma além de decorar a escola pode montar uma festa, brincadeiras, um teatro, enfim o que elas combinarem para reunir todos os alunos, o que às vezes também é feito com cada turma na sua sala.
Conforme citado sobre o trabalho com os “livrinhos” de o projeto ler, Juliana diz:
Os manuais escolares e, mais especificamente, os livros didáticos, fazem parte da nossa vida escolar desde muito cedo: da cartilha às apostilas de cursinhos pré-vestibulares. Os usos que a eles atribuímos são os mais variados: desde a obtenção de conhecimentos e informações até a mera utilização de figuras para um trabalho escolar. (pág 3)

Nesse caso esses livrinhos são usados para que os alunos possam manuseá-los e mais tarde levá-los para casa e ao mesmo tempo auxilia o professor na hora de planejar, visto que nesses livrinhos existem várias histórias que vem em cada data comemorativa específica, isso também colabora para que os alunos percebam como variado é o nosso folclore, por exemplo, sendo que neles existem muitas músicas, lendas e historinhas sobre ele.
Em relação às linguagens, as crianças usam a oralidade quando estão contando alguma história seja do fim de semana, seja de um livro ou criadas por eles mesmos.
Demonstram gostar muito de contar histórias, às vezes pedem para a professora se podem contar uma história aos colegas.
A professora sempre incentiva a participação de todos nas rodas de conversa, outras vezes ela monta a roda de conversa, conta uma história para eles e pede que dramatizem essa história da maneira delas, então ela vai contando a história novamente, pausadamente enquanto eles imitam, executam os gestos e sons.
A musicalidade também faz parte do desenvolvimento deles, tanto nas apresentações como nas brincadeiras e danças livres na sala de aula.
Notei que se sentem realizados quando estão trabalhando com pintura ou massa de modelar, ali soltam sua imaginação de várias maneiras, com a massa montam animais, brinquedos e acontecimentos que vivenciam no dia a dia.
Outra atividade proposta pela professora e que parece chamar muita atenção das crianças são as realizadas no pátio da escola com uso de bolas e bambolês, as realizam com grande alegria.
Na brinquedoteca eles gostam de interagir com as fantasias, criando e imitando personagens, até mesmo alguns de suas novelas preferidas.
Além disso, interagem com os brinquedos conversando e imaginando situações, seja na casinha ou na cozinha.
Demonstram grande habilidade na montagem de jogos de memória com letras e gostam de escrever palavras com letras de e.v.a.
Os menores também são incentivados desde pequenos tanto no caminhar, quanto na alimentação, na própria troca de fraldas as professoras conversam com eles explicando e mostrando o que está fazendo.
Está citado às diferentes formas como as crianças a usam no cotidiano escolar, Pró-Letramento (2008) diz:

                        A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução (inter+locução = ação lingüística entre sujeitos). (pág 9)
Partindo dessa concepção, uma proposta de ensino de língua deve valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais, com sua diversidade de funções e sua variedade de estilos e modos de falar. Para estar de acordo com essa concepção, é importante que o trabalho em sala de aula se organize em torno do uso e que privilegie a reflexão dos alunos sobre as diferentes possibilidades de emprego da língua.
Sendo assim as linguagens existentes dentro da sala de aula são as mais variadas, já que é usada a leitura da professora e interpretação dos alunos, a musicalização, a oralidade onde os alunos podem contar e criar suas próprias histórias e também “ler” livrinhos aos colegas.
Em relação a aprendizagem, o planejamento é semanal, sempre efatizando um conteúdo por semana, como existem quatro professoras em cada turma, duas na parte da manhã e duas na parte da tarde, é preciso que elas combinem o que será
trabalhado para que as crianças não fiquem confusas com um tipo de atividades em cada turno.
Em todas as turmas as crianças demonstram um tipo de curiosidade, os bebês em relação a locomoção, até onde eles podem ir, com isso estão sempre se “desafiando”, tentando descobrir até onde são capazes de ir, os maternais tem uma relação maior com histórias e músicas, já nos jardins as curiosidades são em relação ao que está escrito ou como escrever.
Os alunos aprendem basicamente com a rotina seguida dia a dia, onde são desenvolvidas atividades para estimular o caminhar, a fala, a expressão corporal, a motricidade ampla e fina.
As histórias também fazem parte de todas as turmas, sendo sempre adequada a idade das crianças.
Nos jardins já acontece um maior desenvolvimento da escrita e da leitura e o uso de livros, jornais e revistas se torna maior.
Nessa fase eles são preparados para passar para o primeiro ano, sendo ensinados números, letras, cores, formas, etc..
Para isso são usados jogos pedagógicos, alguns prontos outros feitos por eles mesmos, brincadeiras, músicas, histórias, materiais de contegem, recontes, etc.
Geralmente as brincadeiras e histórias são relacionadas ao assunto que está sendo trabalhado, dessa maneira eles conseguem entender melhor o que está sendo explicado, pois fazem associações entre o conteúdo passado e as histórias ou brincadeiras.
Assim também é possível uma melhor memorização, pois com a associação eles conseguem lembrar mais do que foi explicado.

Sobre o uso de um planejamento semanal para as turmas, Celso diz:

                                Sem planejamento, embora cheios de boa vontade, falta a definição mais precisa do que queremos mesmo (para não ficar na mera repetição da tradição ou de modismo), falta clareza dos limites, dos complexos condicionantes concretos a que estamos submetidos (que vão muito além das meras queixas e catarses), bem como das possibilidades presentes. Assim, não teremos base para estabelecer um bom plano de ação, de forma a que a ação transformadora venha a acontecer. (pág 2)
                      
Dessa forma o planejamento se torna um grande aliado do professor, pois não basta ele chegar à sala de aula sem saber o que quer e que está fazendo ali, pois assim os alunos não sentiram firmeza no que o professor está dizendo e acabam se dispersando e consequentemente perdendo o interesse pelo que está sendo falado.
Em relação a avaliação, ela ocorre todos os dias, sendo que a cada três meses é escrito um parecer descritivo sobre as crianças, onde consta sua evolução, suas brincadeiras, alimentos, atividades preferidas, também o que a criança aprendeu ao longo do tempo, o que ela já consegue fazer sozinha, etc.
Para essa avaliação as quatro professoras de cada turma devem observar e fazer anotações sobre as crianças e depois é dividido o número de alunos entre elas através de sorteio e cada uma escreve daqueles que pegou, depois elas trocam entre si os pareceres escritos para que todas possam observar e rabiscar o que faltou ou o que não concordou para então montar o parecer final.
Essa maneira de avaliação faz com que os professores percebam em que seus alunos melhoraram ou o que elas precisam fazer para que eles evoluam naquilo que ainda não evoluíram.
Três pareceres são entregues nas reuniões com os pais, onde também são explicados os itens existentes nele.
Além disso, nas reuniões são tiradas dúvidas dos pais e entregue os trabalhinhos feitos pelos alunos no último trimestre.
O quarto e último parecer é entregue na porta no penúltimo dia de aula, juntamente com a pasta de trabalhos feitos ao longo do ano.
Delia (2002) diz: “Ao diminuir a pressão do controle, torna-se possível avaliar aprendizagens que antes não ocorriam: como o professor não comunicar de imediato sua opinião.” (pág13)
Ao avaliar constantemente, observando e evitando falar diretamente ao aluno, esse vai pensando e o professor consegue perceber em que nível ele está e até onde pode ir, dessa maneira a avaliação se torna parte do ato de ensinar e não apenas uma maneira de “forçar” o aluno a aprender ou simplesmente a decorar para ter uma boa avaliação.
Em relação aos momentos pedagógicos, na brinquedoteca as crianças têm a oportunidade de brincar com jogos que auxiliam na aprendizagem, são brinquedos que auxiliam tanto os bebês que são os de encaixe assim eles começam a ter uma noção dos espaços, os maiores podem brincar com jogos de quebra-cabeça, memória, encaixe, montagem, entre outros.
Na hora do dvd eles tem a oportunidade de interagir com desenhos com músicas, desenhos lúdicos que pedem que batam palmas, pulem, façam adivinhações, etc..
Eles também saem em alguns momentos para assistirem peças de teatro, de histórias, de dança ou com bonecos.
Os passeios perto da escola também auxiliam no conhecimento do bairro, de alguns pontos da cidade, de como caminhar nas ruas, mas esses passeios mais longos só são permitidos para os alunos dos jardins, os maternais podem caminhar em lugares próximos e os berçários no máximo na quadra da escola ou no pátio.
Tudo isso colabora para uma vivência das crianças com outras realidades que não somente a da sala de aula, de casa ou das demais dependências da escola.
O slide arrematando alguns fios diz:

Sabemos que o processo de aprendizagem se diferencia de criança para criança como resultado de processos sócio-culturais, neurológico, psicológicos, emocionais e cognitivos.
Ainda, reconhecemos que este processo ocorre a partir de mediações diferentes, não sendo possível eleger uma metodologia de trabalho como a mais adequada para todo e qualquer aluno. (ROSA e SILVA, 2012) (pág 7)

Sendo assim é preciso que o aluno viva muitas experiências além das encontradas dentro da sala de aula, pois assim ele poderá entender que nada é igual e que nem mesmo ele e seus colegas são iguais, que existem sim diferenças, variedades e gostos diferentes.
Da mesma maneira o professor consegue observar quais são os interesses de seus alunos, do que ele mais gosta e com o que ele mais se identifica, acrescentando mais e facilitando sua aprendizagem.
Em relação aos espaços de formação docente, a formação docente acontece de duas maneiras, na reunião pedagógica feita a cada três meses para todos os professores da escola, onde são passados recados sobre o andamento da mesma, mostrado os materiais pedagógicos existentes na escola e discutido entre eles maneiras para usar aqueles materiais e também troca de idéias para trabalhar assuntos variados.
A outra é a formação mensal oferecida pela secretaria municipal de educação, nessa os encontros são divididos por turmas e participam todos os professores do município, além de educação infantil também é feita com o ensino fundamental.
Algumas vezes essa formação é com todos os professores das turmas juntos, mas isso só acontece quando é sobre algum assunto que seja de interesse comum de todos.
Essa formação auxilia no fato de que o professor recebe mais informações de como passar os conhecimentos aos alunos, e como “lidar” com as necessidades deles.
São abordados assuntos como o desenvolvimento da fala, como incentivá-lo a caminhar, além disso, acontecem palestras com fonoaudióloga, nutricionista, entre outros.
Isso tem papel importante na aprendizagem das crianças, pois com a aprendizagem dos professores eles terão mais embasamento de como trabalhar e de entender cada fase da criança para assim saber se ela está ou não se desenvolvendo “adequadamente” para a idade dela.
Sobre a formação dos professores da escola, Rogéria diz:

A docência é efetivada no momento em que o professor vai deparando-se com a tarefa de organizar o processo de ensino tendo em vista o processo de aprendizagem dos alunos.
Este movimento, de certo, lhe imprime um necessário processo de formação permanente, tendo em vista que há necessidade de melhor conhecer sobre o ensino e sobre a aprendizagem para fazer opções mais condizentes com a proposta pedagógica idealizada. Em outras palavras, a fim de concretizar o que se planeja, é preciso investir constantemente em novas buscas, buscas de novos conhecimentos. (pág 1)


É importante que os professores estejam sempre em busca de conhecimentos novos, estarem atualizando suas informações, para assim poder desenvolver melhor a própria aprendizagem dos alunos.
Um professor com conhecimentos novos e variados é capaz de desenvolver melhor novas maneiras de estender a aprendizagem a todos os alunos, fazendo com que todos aprendam.

: PROPOSTA PARA A ESCOLA

Notei que na escola não existe uma biblioteca e um parquinho, creio que ambos seriam importantes no desenvolvimento das crianças.
Na biblioteca eles poderiam observar os mais diversos mundos que os livros propõem, deveria conter além dos livros tradicionais, livros que interajam com as crianças, como os que contam uma história e apertando nos botões é possível ouvir os sons dos animais ou objetos.
Com esses recursos as crianças poderiam ter uma aproximação maior da realidade e entenderiam melhor o que os livros propõem.
A escola até conta com livros, porém eles ficam em caixas dentro da coordenação e não em um espaço adequado ao uso comum dos alunos.
Com o parquinho as crianças poderiam desenvolver melhor sua coordenação, teriam mais opções de brincadeiras quando saem para o pátio.
Outra coisa que tornaria o pátio da escola mais abrangente a imaginação das crianças seria uma caixa de areia e uma casinha, assim elas poderiam ter um maior contato com a terra e as sensações diferentes e na casinha poderiam desenvolver mais sua imaginação e entenderiam cada vez mais a importância de dividir com os colegas até mesmo os pequenos espaços.
A escola até já teve um projeto de construir a brinquedoteca e ao lado a biblioteca, porém só recebeu liberação para a brinquedoteca que contaria com objetos mais leves já que ambas seriam construídas no salão e por esse conter entre o chão e o teto das salas toda a fiação da escola não foi liberado a construção da biblioteca devido ao peso.
Dessa forma creio que a única forma da escola contar com uma biblioteca seria construindo um espaço adequado para ela, já que todos os espaços estão ocupados.
Esse espaço ficaria mais adequado na parte de traz da escola onde não atrapalharia nem o espaço de brincadeiras da escola nem as janelas da sala, e deveriam fazer como foi feito a brinquedoteca, juntando recursos do conselho através de rifas e promoções realizadas por eles.
Noto que os últimos alunos que ficam na escola perto do horário da saída gostam de folhar, observar e “ler” os poucos livros que ficam em uma estante na secretaria, por isso acho a biblioteca importante já que de certa forma a falta dela está limitando a aproximação dos alunos aos livros, se ela existisse seria possível que eles fossem mais vezes observá-los e ao mesmo tempo ir se aproximando cada vez mais da leitura.
Da mesma forma deveria ser feito o parquinho, porém esse poderia ser conseguido junto a prefeitura, já que eles já construíram alguns nos bairros a escola deveria ir em busca de um para a escola.
O parquinho ajudaria no desenvolvimento físico e motor das crianças, assim como ajudaria para que tenham mais opções de brincadeiras dentro das dependências dela, já que existe um parque próximo a ela, mas só é possível que os maiores saiam para ir até lá.
Com ele dentro da escola seria possível que até mesmo os menores pudessem começar a “testar seus limites” dentro dele.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARTIGO:

FERRARO Juliana Ricarte. A produção dos livros didáticos: uma reflexão sobre imagem, texto e autoria. Cadernos do CEOM.  Ano 25, n. 34 - Arquivos e tecnologias digitais.

LIVROS:

LERNER Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120p.

PRÓ-LETRAMENTO: Programa de formação continuada de professore dos anos/séries iniciais do ensino fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 362 p.


SITES:

SILVA Rogéria Novo da. Indicadores para avaliação de processos/instrumentos de mediação pedagógica. Disponível em: <moodle.ufpel.edu.br>. Acesso em: 07 ago. 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Site construído e mantido pelo Centro de Informática, [2012]. Disponível em: <http://moodle.ufpel.edu.br/lpd/course/view.php?id=39> Acesso em: 27 nov. 2012
Tópico 2: Slide Arrematando alguns fios: articulações necessárias para pensar o planejamento.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Site construído e mantido pelo Centro de Informática, [2012]. Disponível em: <http://moodle.ufpel.edu.br/lpd/course/view.php?id=68> Acesso em: 27 nov. 2012. Tópico 8: Slide A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico. O projeto de ensino-aprendizagem como instrumento de gestão do trabalho em sala de aula. Disponível em: <moodle.ufpel.edu.br>. Acesso em: 11 set. 2012


 Este texto foi feito pensando na escola onde realizei minha parceria durante o curso de Licenciatura em Pedagogia.

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