Pâmela Rocha de Ávila
RESUMO
Este
artigo trata-se do processo de aprendizagem de um estágio de ensino
fundamental, onde a professora relata algumas experiências vividas e
compartilha alguns conceitos que adquiriu diante do estágio, vivenciando o
aprender a aprender e entendendo o papel que o professor deve ter no ensino da
criança, conhecer e entender a realidade e o histórico do aluno, antes de
realizar o seu plano de estágio, mostrando o verdadeiro significado que possui
a troca de saberes entre professor e aluno.
Palavras
Chave: Aprendizado, Conhecimento, Troca, Educador.
1
INTRODUÇÃO
Quando falamos
em processo de ensino, não temos como não associar com a palavra aprendizagem,
que se faz presente sempre em nossas vidas, desde quando estamos dentro da
barriga de nossas mães, até mesmo quando começamos a conhecer o mundo.
Aprendizado
nem sempre é fácil, mas é através dai que entra o papel do professor em ajudar
cada aluno a lidar como suas peculiaridades, buscando no processo de
aprendizagem que o aluno passe por cima disto e perceba que é capaz de fazer e
aprender qualquer assunto que se busque aprender.
Professor
e aluno são parceiros nestes processos, professor passando seu conhecimento e
aluno recebendo e aluno trazendo seu conhecimento e professor absorvendo tal
achado, cabe ao professor promover e estimular o aluno, e cabe ao aluno fazer o
mesmo, tendo assim um bom processo de aprendizado, através da grande troca de
conhecimentos.
2
A APRENDIZAGEM
A aprendizagem é
uma palavra que está presente em quase todos os passos da vida, onde através
dela buscamos aprender assuntos que não temos conhecimento, ou ainda mesmo
aprimorar os que já conhecemos, construindo nossa visão de mundo.
Neste
caminho que estamos trilhando neste curso, ela se faz presente em todos os
momentos, nos mostrando o quanto é bom não só transferir conhecimento, mas
também compartilhar, podendo assim colocar em pratica em cada etapa a troca de
ideias, pois muitas vezes o que eu tenho conhecimento para a outra pessoa é o novo,
já em outro momento o que a pessoa tem a compartilhar é o que eu não tenho
conhecimento.
“Se
eu tivesse que reduzir toda psicologia educacional a um único princípio, diria
isto: O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo
que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus
ensinamentos.” (Ausubel, Novak & Hanesian, 1980)
No processo de aprendizagem percebemos
que só é possível aprender se a criança esta motivada e interessada, cabendo ao
professor trazer o inovador a cada atividade à criança por isso é tão
importante à troca de aprendizagens.
Conseguir transpassar tudo o que se
é proposto em um plano de estagio não é fácil, mas não é difícil, cabendo ao
professor ser a ligação do plano de aula para com o aluno, de maneira clara e
transparente, ajudando em classe os alunos que não tem tanta facilidade como os
demais e tentando lidar com as dificuldades impostas, pois o plano é todo com
base no entorno e realidade do aluno, sendo assim adquirindo e recebendo
conhecimentos com os alunos.
2.1
APRENDER A APRENDER
Podemos
perceber que se o aluno tem uma boa explicação do assunto estudado, logo ele irá
saber do que esta se tratando através do conhecimento e da informação, causando
certa reflexão do assunto em sua mente, onde ele irá aprender através do seu
saber e seus conceitos.
Em
meu estágio, onde era eu e minha colega Meline, fomos trabalhar a escola e seus
espaços, conseguimos transpassar aos alunos que primeiramente deveríamos nos
lembrar e analisar cada espaço. Logo depois juntos criamos um grande esboço da
escola no quadro, apontando eles os respectivos espaços, então como alguns não se
lembravam de determinados espaços, passeamos na escola para relembrar como
deveríamos criar os mesmos. Então partimos para maquete aonde eles mesmos iam
apontando como era, que cor era, qual sala vinha depois, qual sala era antes,
conhecendo ainda mais seu ambiente escolar.
Foi
algo que nos fez realmente entender o que é aprender a aprender, pois muitos
deles nunca haviam escutado a palavra maquete e entenderam como é importante e
valido conhecer e cuidar dos espaços em que vivemos.
“O papel do educador,
dessa forma, não seria apenas ficar passando informações, mas preparar,
provocar os sujeitos para o processo de conhecer e colocar à disposição objetos
(materiais, situações) ou indicações que possam levar ao conhecimento (quando
ele fala, faz da sua fala o objeto de conhecimento)”. (VASCONCELLOS, Celso dos S.). Metodologia Dialética em Sala de Aula.
In: Revista de Educação AEC.
Brasília: abril de 1992 (n. 83).
2.2
FATORES DA APRENDIZAGEM
Os
fatores da aprendizagem são alguns dos passos em que facilitam o aprender a
aprender, de forma necessária a cada ser humano para melhor adquirir o seu
conhecimento:
* Saúde física e mental: Cada indivíduo necessita de boa saúde (sem dores que o
prejudique, exemplo dor de cabeça..) , para prestar atenção e ter um melhor
desempenho em qualquer processo de aprendizagem.
* Motivação: é onde o individuo deve se sentir
estimulado a realizar certas atividades, tendo curiosidade e intenção para
atingir o que é proposto.
* Prévio domínio: Ter conhecimento prévio a determinado assunto sem que
os demais já tenham conhecimento, fazendo a troca de informações.
* Maturação: Cria relações com algumas linguagens
e cria condições com a aprendizagem e também a maturidade.
* Inteligência: Cria movimentos novos, com base
de seu histórico, raciocinando com logica, assimila e associa e compreende
informações e conhecimentos diversos.
* Concentração e atenção: Fixa assuntos que lhe
foram explicados com motivação e entusiasmo.
* Memória: É um resgate a determinado assunto já
aprendido, porém muitas vezes corre o risco de ser esquecido pelo não uso ou
até mesmo por não ter sido significativo o bastante.
2.3
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E NÃO APRENDIZAGEM
No
processo de ensino encontramos muitas peculiaridades e diversidades de
aprendizagens e cabe ao professor trazer suas respectivas maneiras de lidar em
seu papel docente.
Educador, por tanto, é
aquele que tem a capacidade de provocar no outro a abertura para a aprendizagem
e de colocar meios que possibilitem e direcionem esta aprendizagem. (VASCONCELLOS, Celso dos S.). Metodologia
Dialética em Sala de Aula. In: Revista
de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 n. 83.
A
– Matriz curricular e do Projeto Político Pedagógico da Escola – os dois se interligam em meio aos assuntos do currículo, pois o PPP é o
dna da escola, e o currículo é a base, onde devemos nós os professores
dirigi-los as determinadas faixas etárias dos alunos, diversificando as
atividades através dos conteúdos propostos.
B
- Aprendizagem dos alunos - nem sempre os alunos encontram se nos mesmos
ritmos um para com os outros, então cabe o professor encontrar meios para que o
aluno se interligue e não perca o entusiasmo de aprender, tendo como principal
papel o auxilio e a maneira diversificada de ensinar, ou seja, vendo como o
aluno cria o conhecimento e o expressa, sempre trazendo uma atividade com algo
que motive a criança a entender e gostar de aprender,
estimulando o mesmo.
C
- Relação com a
realidade concreta – esta relação com o entorno da criança é
sem duvida o principal caminho em que o professor deve iniciar seu processo de
conhecimento, conhecer seu entorno e seu histórico, ou então perceber e
vivenciar isto do aluno, pelo modo de como ele se expressa a cada atividade,
onde muitas vezes só percebemos por que o aluno se comporta de tal maneira
através desse convívio escolar. Neste sentido em meu estágio pude perceber o
quanto é valido entender a realidade concreta do aluno, pois ali você entende o
que realmente ele necessita que seja o seu verdadeiro papel docente para ele,
não somente na questão afetiva, ou financeira, mais sim no seu processo de
aprendizagem.
D
- Organização e Coordenação das Propostas na Sala a fim de Potencializar a Aprendizagem
– a organização e coordenação das atividades com toda a certeza fazem toda
a diferença, e em meu estagio pude perceber isso como o novo motiva as
crianças, ao trazermos tinta, foi um verdadeiro processo de aprendizagem, todos
estavam motivados e ansiosos, pois aquela atividade quase não era algo do
cotidiano deles, já quando foi trazido um ditado, logo já começavam os rumores
de que preferiam as tintas ou outra atividade, isso com toda a certeza nos
mostra o quanto o inovar é melhor e motiva tanto o aluno quanto o professor.
E
- Busca pela rede de apoio – sempre é bom saber
que podemos contar com alguém, ainda mais neste processo de aprendizagem tão
grande que é o ensinar, devemos pensar que assim como aprendemos podemos
ensinar também, pois todos sabem de algo que a outra pessoa não tem
conhecimento. Quanto aos recursos nos
disponibilizados no estagio foram, livros, jogos pedagógicos, folhas, papel
pardo, porém quanto ao desenvolvimento das atividades não teve muita
interferência de nenhum individuo especifico da escola a não ser a professora
titular, onde nos ofereceu ajuda e sempre quis saber, sobre as atividades
propostas às crianças, no processo de aprendizagem.
3
CONCLUSÃO
Ao
concluir penso que tudo o que vamos fazer devemos fazer com amor e carinho,
pois para mim, o aluno e professor devem andar de mãos dadas e buscando a
verdadeira aprendizagem juntos, sendo assim sempre ter o meu diferencial, ser
alguém em que todos lembrem pelo que ensinei e compartilhei pelas atividades
diversificadas e pelo entendimento vivido.
O aluno deve sentir-se bem e não
diferente a ninguém, pois cada um tem sua peculiaridade e diversidade, tendo o
professor seu papel de educador, promovendo o desenvolvimento e estimulando o
processo de ensino aprendizagem.
O
aprender a aprender é o principal processo que envolve professor e aluno, pois
sempre acaba passando a aprendizagem ao outro fazendo realmente a troca de
saberes.
REFERÊNCIAS
Como elaborar um artigo – Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/biblioteca/downloads/COMO_ELABORAR_UM_ARTIGO_-_MODELO.pdf
Aprender
a aprender – Aurelio
Arrobas - 04 de agosto de 2011 - Disponível em: http://pt.slideshare.net/Profaurelioarrobas/aprender-a-aprender-8772429
FATORES DA APRENDIZAGEM - Artigo por Colunista Portal - Educação -
segunda-feira, 14 de maio de 2012 - Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO –
Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/12328/fatores-da-aprendizagem#ixzz35OR9d3Ee
UMA
SISTEMATIZAÇÃO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM - Equipe Docente - Polo São
Francisco de Paula: Adriana Lessa Cardoso, Claci Eva da Silveira, Débora Santos
Torres, Lucia Czermainski Gonçalves, Rita de Cássia Rosa dos Santos.
VASCONCELLOS,
Celso dos S. Metodologia Dialética em
Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992
(n. 83).
ESTE ARTIGO FOI ELABORADO NA CONCLUSÃO DE UM ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL, DA FACULDADE DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UAB/UFPEL, DO POLO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA ONDE TEVE DURAÇÃO DE 3 SEMANAS, NESSE PROCESSO O APRENDER FOI UMA GRANDE TROCA ENTRE EU E MEUS ALUNOS, POR ISSO O ESCOLHI COMO ASSUNTO PAUTA PARA FAZER ESTE ARTIGO, POIS AS TROCAS DE EXPERIENCIAS FORAM VALIDAS E MUITO RELEVANTES TANTO PARA MIM QUANTO AOS ALUNOS.
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