OS DESAFIOS ESCOLARES
: CARACTERIZAÇÃO ESCOLAR
Viviane
Maristela Adams da Cruz
A
Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Rosário, está localizada
na Rua 31 de março, número 26, Bairro Campo do Meio.
Atende
alunos de 4 meses a 5 anos e 11 meses no horário das 6:30 da manhã às 18:00 da
tarde, sendo que as turmas são divididas pela respectiva idade das crianças.
Ainda
é uma escola “jovem”, pois tem apenas 3 anos, anteriormente a sua construção os
alunos do município frequentavam a única escola de educação infantil existente
a “Vó Bemvinda”, porém não haviam muitas vagas, após sua construção foi feito o
zoneamento que dividi os bairros entre as duas escolas, com isso mais crianças
tiveram a oportunidade de frequentar a escola infantil.
Em
relação aos espaços físicos, a escola conta com sete salas de aula, sendo que
cada uma tem seu próprio banheiro dentro da sala, com exceção dos jardins que
fica no corredor, juntamente com o trocador que foi instalado para o uso dos
alunos da inclusão, outras quatro das sete salas também contam com um trocador
dentro do banheiro, além disso, existe uma sala para o DVD onde também são
feitas as apresentações de dia das mães, dos pais, natal, etc, uma
brinquedoteca que fica nos fundos da sala de DVD, um refeitório, uma cozinha
para o preparo dos alimentos e outra para a limpeza dos utensílios de cozinha,
a lavanderia, a sala da coordenação, da secretária, do intervalo das
professoras, o banheiro das professoras, dois depósitos, um porão, um solário,
uma sacada e o pátio fechado com uma parte de piso de concreto e o restante
gramado.
Esses
espaços são como a “segunda casa” das crianças, pois é nele que elas passam
grande parte do seu dia, algumas chegam as 06h30min e só saem às 18h00min.
Então
é lá que elas aprendem desde pequenos a dividir o espaço com os colegas, os
brinquedos, o “colinho” das professoras, a esperar sua vez, a organizar seus
pertences e os da escola, a importância de fazer sua higienização, de mastigar
bem os alimentos, do descanso, enfim aprendem a ter uma rotina.
A
meu ver as salas dos jardins são pequenas para o número de alunos e dificulta
um pouco as brincadeiras já que a cidade é bastante fria e elas precisam ser
realizadas na sala.
Mesmo
assim as crianças aprenderam muito bem como dividir esse espaço, assim como as
professoras que mantém em todas as salas trabalhos dos alunos, letras,
desenhos, objetos presos ao teto principalmente no berçário com a intenção de
que as crianças queiram alcança-los e consequentemente fiquem de pé aprendendo
assim a caminhar.
Além
disso, nas salas dos jardins os livros estão sempre ao alcance das crianças que
podem manuseá-los e observa-los, desenvolvendo assim um interesse maior pela
leitura.
Em
todas as salas os nomes deles ficam anexados na parede onde colocam suas
mochilas assim eles vão criando uma maior atenção com seus pertences e cuidando
para que não se misturem, desenvolvendo assim sua autonomia.
O Slide a organização do trabalho
pedagógico diz:
Nossa experiência na escola mostra-nos
que a criança de seis anos encontra-se no espaço de interseção da educação
infantil com o ensino fundamental. Sendo assim, o planejamento de ensino deve
prever aquelas diferenças e também atividades que alternem movimentos, tempos e
espaços. (pág 11)
Sendo assim a escola faz com que as crianças aprendam a dividir os
espaços, da mesma maneira que utilizam esses espaços para interagir e
compartilhar seus conhecimentos com os colegas.
Em
relação à estrutura de organização do trabalho, a escola abre as 06h30min e
logo chegam às primeiras crianças, segundo um termo de compromisso feito pela
escola e assinado pelos pais as crianças só podem entrar até as 08h10min, depois
desse horário só é possível a entrada se os pais avisaram antes que levariam a
criança mais tarde com alguma justificativa, como levá-la ao médico.
Após
a chegada as crianças seguem a rotina de cada sala, respeitando os horários de
café da manhã, lanche, almoço, sono e mamadeira para os que dormem, lanche da
tarde e à hora da fruta, até as 18h00min quando e escola fecha.
Além
disso, existem horários montados na parte da manhã e da tarde para a hora do
dvd, da brinquedoteca e do pátio, distribuídos durante a semana para que não
cause confusão.
A
escola participa do projeto agrinho, que é feito apenas com os jardins, onde é
trabalhado o conteúdo do livrinho e cada um deve fazer um desenho, entre esses
desenhos é escolhido apenas um que é enviado para o concurso.
Também
participa do projeto ler, que da mesma maneira do agrinho é somente com os
jardins, onde a professora recebe os jornais com assuntos variados como
folclore e halloween e pode usar as histórias encontradas ali para auxiliar no
seu planejamento.
Na
escola existem os seguintes grupos de dança, a invernadinha e os anos 60, além
disso, os mesmos que dançam nesses grupos são encaixados em outras
apresentações, geralmente eles se apresentam nos seminários realizados pela
prefeitura municipal, na festa do pinhão, às vezes na abertura do ano letivo,
em outras escolas ou para outros eventos que são convidados.
A
avaliação é feita através de pareceres descritivos.
No
calendário escolar constam as datas de reuniões pedagógicas, com os pais, do
conselho escolar, da formação dos professores e também as datas comemorativas
que são divididas por turma, ficando essa responsável pela decoração da escola
na sua data.
Cada
turma além de decorar a escola pode montar uma festa, brincadeiras, um teatro,
enfim o que elas combinarem para reunir todos os alunos, o que às vezes também
é feito com cada turma na sua sala.
Conforme citado sobre o trabalho com os “livrinhos” de o projeto ler,
Juliana diz:
Os manuais escolares e, mais especificamente, os livros didáticos,
fazem parte da nossa vida escolar desde muito cedo: da cartilha às apostilas de
cursinhos pré-vestibulares. Os usos que a eles atribuímos são os mais variados:
desde a obtenção de conhecimentos e informações até a mera utilização de
figuras para um trabalho escolar. (pág 3)
Nesse caso esses livrinhos são usados para que os alunos possam manuseá-los
e mais tarde levá-los para casa e ao mesmo tempo auxilia o professor na hora de
planejar, visto que nesses livrinhos existem várias histórias que vem em cada
data comemorativa específica, isso também colabora para que os alunos percebam
como variado é o nosso folclore, por exemplo, sendo que neles existem muitas
músicas, lendas e historinhas sobre ele.
Em
relação às linguagens, as crianças usam a oralidade quando estão contando
alguma história seja do fim de semana, seja de um livro ou criadas por eles
mesmos.
Demonstram
gostar muito de contar histórias, às vezes pedem para a professora se podem
contar uma história aos colegas.
A
professora sempre incentiva a participação de todos nas rodas de conversa,
outras vezes ela monta a roda de conversa, conta uma história para eles e pede
que dramatizem essa história da maneira delas, então ela vai contando a
história novamente, pausadamente enquanto eles imitam, executam os gestos e
sons.
A musicalidade
também faz parte do desenvolvimento deles, tanto nas apresentações como nas
brincadeiras e danças livres na sala de aula.
Notei que se sentem realizados quando estão trabalhando com pintura ou massa de modelar, ali soltam sua imaginação de várias maneiras, com a massa montam animais, brinquedos e acontecimentos que vivenciam no dia a dia.
Notei que se sentem realizados quando estão trabalhando com pintura ou massa de modelar, ali soltam sua imaginação de várias maneiras, com a massa montam animais, brinquedos e acontecimentos que vivenciam no dia a dia.
Outra
atividade proposta pela professora e que parece chamar muita atenção das
crianças são as realizadas no pátio da escola com uso de bolas e bambolês, as
realizam com grande alegria.
Na
brinquedoteca eles gostam de interagir com as fantasias, criando e imitando
personagens, até mesmo alguns de suas novelas preferidas.
Além
disso, interagem com os brinquedos conversando e imaginando situações, seja na
casinha ou na cozinha.
Demonstram
grande habilidade na montagem de jogos de memória com letras e gostam de
escrever palavras com letras de e.v.a.
Os
menores também são incentivados desde pequenos tanto no caminhar, quanto na
alimentação, na própria troca de fraldas as professoras conversam com eles
explicando e mostrando o que está fazendo.
Está citado às diferentes formas como as crianças a usam no cotidiano
escolar, Pró-Letramento (2008) diz:
A
língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através
de textos ou discursos, falados ou escritos. Isso significa que esse sistema
depende da interlocução (inter+locução = ação lingüística entre sujeitos). (pág
9)
Partindo dessa concepção, uma proposta de ensino de língua deve
valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais, com sua
diversidade de funções e sua variedade de estilos e modos de falar. Para estar
de acordo com essa concepção, é importante que o trabalho em sala de aula se
organize em torno do uso e que privilegie a reflexão dos alunos sobre as
diferentes possibilidades de emprego da língua.
Sendo assim as linguagens existentes dentro da sala de aula são as mais
variadas, já que é usada a leitura da professora e interpretação dos alunos, a
musicalização, a oralidade onde os alunos podem contar e criar suas próprias
histórias e também “ler” livrinhos aos colegas.
Em
relação a aprendizagem, o planejamento é semanal, sempre efatizando um conteúdo
por semana, como existem quatro professoras em cada turma, duas na parte da
manhã e duas na parte da tarde, é preciso que elas combinem o que será
trabalhado para que
as crianças não fiquem confusas com um tipo de atividades em cada turno.
Em
todas as turmas as crianças demonstram um tipo de curiosidade, os bebês em
relação a locomoção, até onde eles podem ir, com isso estão sempre se
“desafiando”, tentando descobrir até onde são capazes de ir, os maternais tem
uma relação maior com histórias e músicas, já nos jardins as curiosidades são em
relação ao que está escrito ou como escrever.
Os
alunos aprendem basicamente com a rotina seguida dia a dia, onde são
desenvolvidas atividades para estimular o caminhar, a fala, a expressão
corporal, a motricidade ampla e fina.
As
histórias também fazem parte de todas as turmas, sendo sempre adequada a idade
das crianças.
Nos
jardins já acontece um maior desenvolvimento da escrita e da leitura e o uso de
livros, jornais e revistas se torna maior.
Nessa
fase eles são preparados para passar para o primeiro ano, sendo ensinados
números, letras, cores, formas, etc..
Para
isso são usados jogos pedagógicos, alguns prontos outros feitos por eles
mesmos, brincadeiras, músicas, histórias, materiais de contegem, recontes, etc.
Geralmente
as brincadeiras e histórias são relacionadas ao assunto que está sendo
trabalhado, dessa maneira eles conseguem entender melhor o que está sendo
explicado, pois fazem associações entre o conteúdo passado e as histórias ou
brincadeiras.
Assim
também é possível uma melhor memorização, pois com a associação eles conseguem
lembrar mais do que foi explicado.
Sobre o uso de um planejamento semanal para as turmas, Celso diz:
Sem planejamento, embora
cheios de boa vontade, falta a definição mais precisa do que queremos mesmo
(para não ficar na mera repetição da tradição ou de modismo), falta clareza dos
limites, dos complexos condicionantes concretos a que estamos submetidos (que
vão muito além das meras queixas e catarses), bem como das possibilidades
presentes. Assim, não teremos base para estabelecer um bom plano de ação, de
forma a que a ação transformadora venha a acontecer. (pág 2)
Dessa forma o planejamento se torna um grande aliado do professor, pois
não basta ele chegar à sala de aula sem saber o que quer e que está fazendo
ali, pois assim os alunos não sentiram firmeza no que o professor está dizendo
e acabam se dispersando e consequentemente perdendo o interesse pelo que está
sendo falado.
Em
relação a avaliação, ela ocorre todos os dias, sendo que a cada três meses é
escrito um parecer descritivo sobre as crianças, onde consta sua evolução, suas
brincadeiras, alimentos, atividades preferidas, também o que a criança aprendeu
ao longo do tempo, o que ela já consegue fazer sozinha, etc.
Para
essa avaliação as quatro professoras de cada turma devem observar e fazer
anotações sobre as crianças e depois é dividido o número de alunos entre elas
através de sorteio e cada uma escreve daqueles que pegou, depois elas trocam
entre si os pareceres escritos para que todas possam observar e rabiscar o que
faltou ou o que não concordou para então montar o parecer final.
Essa
maneira de avaliação faz com que os professores percebam em que seus alunos
melhoraram ou o que elas precisam fazer para que eles evoluam naquilo que ainda
não evoluíram.
Três
pareceres são entregues nas reuniões com os pais, onde também são explicados os
itens existentes nele.
Além
disso, nas reuniões são tiradas dúvidas dos pais e entregue os trabalhinhos
feitos pelos alunos no último trimestre.
O
quarto e último parecer é entregue na porta no penúltimo dia de aula,
juntamente com a pasta de trabalhos feitos ao longo do ano.
Delia (2002) diz: “Ao diminuir a pressão do controle, torna-se possível
avaliar aprendizagens que antes não ocorriam: como o professor não comunicar de
imediato sua opinião.” (pág13)
Ao avaliar constantemente, observando e evitando falar diretamente ao
aluno, esse vai pensando e o professor consegue perceber em que nível ele está
e até onde pode ir, dessa maneira a avaliação se torna parte do ato de ensinar
e não apenas uma maneira de “forçar” o aluno a aprender ou simplesmente a
decorar para ter uma boa avaliação.
Em
relação aos momentos pedagógicos, na brinquedoteca as crianças têm a
oportunidade de brincar com jogos que auxiliam na aprendizagem, são brinquedos
que auxiliam tanto os bebês que são os de encaixe assim eles começam a ter uma
noção dos espaços, os maiores podem brincar com jogos de quebra-cabeça,
memória, encaixe, montagem, entre outros.
Na
hora do dvd eles tem a oportunidade de interagir com desenhos com músicas,
desenhos lúdicos que pedem que batam palmas, pulem, façam adivinhações, etc..
Eles
também saem em alguns momentos para assistirem peças de teatro, de histórias,
de dança ou com bonecos.
Os
passeios perto da escola também auxiliam no conhecimento do bairro, de alguns
pontos da cidade, de como caminhar nas ruas, mas esses passeios mais longos só
são permitidos para os alunos dos jardins, os maternais podem caminhar em
lugares próximos e os berçários no máximo na quadra da escola ou no pátio.
Tudo
isso colabora para uma vivência das crianças com outras realidades que não
somente a da sala de aula, de casa ou das demais dependências da escola.
O slide arrematando alguns fios diz:
Sabemos que o processo de aprendizagem se diferencia de criança
para criança como resultado de processos sócio-culturais, neurológico,
psicológicos, emocionais e cognitivos.
Ainda, reconhecemos que este processo ocorre a partir de mediações
diferentes, não sendo possível eleger uma metodologia de trabalho como a mais
adequada para todo e qualquer aluno. (ROSA e SILVA, 2012) (pág 7)
Sendo assim é preciso que o aluno viva muitas experiências além das
encontradas dentro da sala de aula, pois assim ele poderá entender que nada é
igual e que nem mesmo ele e seus colegas são iguais, que existem sim
diferenças, variedades e gostos diferentes.
Da mesma maneira o professor consegue observar quais são os interesses
de seus alunos, do que ele mais gosta e com o que ele mais se identifica,
acrescentando mais e facilitando sua aprendizagem.
Em
relação aos espaços de formação docente, a formação docente acontece de duas
maneiras, na reunião pedagógica feita a cada três meses para todos os
professores da escola, onde são passados recados sobre o andamento da mesma,
mostrado os materiais pedagógicos existentes na escola e discutido entre eles maneiras
para usar aqueles materiais e também troca de idéias para trabalhar assuntos
variados.
A
outra é a formação mensal oferecida pela secretaria municipal de educação,
nessa os encontros são divididos por turmas e participam todos os professores
do município, além de educação infantil também é feita com o ensino
fundamental.
Algumas
vezes essa formação é com todos os professores das turmas juntos, mas isso só
acontece quando é sobre algum assunto que seja de interesse comum de todos.
Essa
formação auxilia no fato de que o professor recebe mais informações de como
passar os conhecimentos aos alunos, e como “lidar” com as necessidades deles.
São
abordados assuntos como o desenvolvimento da fala, como incentivá-lo a
caminhar, além disso, acontecem palestras com fonoaudióloga, nutricionista,
entre outros.
Isso
tem papel importante na aprendizagem das crianças, pois com a aprendizagem dos
professores eles terão mais embasamento de como trabalhar e de entender cada
fase da criança para assim saber se ela está ou não se desenvolvendo
“adequadamente” para a idade dela.
Sobre a formação dos professores da escola, Rogéria diz:
A docência é efetivada no momento em
que o professor vai deparando-se com a tarefa de organizar o processo de ensino
tendo em vista o processo de aprendizagem dos alunos.
Este movimento, de certo, lhe imprime
um necessário processo de formação permanente, tendo em vista que há necessidade
de melhor conhecer sobre o ensino e sobre a aprendizagem para fazer opções mais
condizentes com a proposta pedagógica idealizada. Em outras palavras, a fim de
concretizar o que se planeja, é preciso investir constantemente em novas
buscas, buscas de novos conhecimentos. (pág 1)
É importante que os professores estejam sempre em busca de conhecimentos
novos, estarem atualizando suas informações, para assim poder desenvolver
melhor a própria aprendizagem dos alunos.
Um professor com conhecimentos novos e variados é capaz de desenvolver
melhor novas maneiras de estender a aprendizagem a todos os alunos, fazendo com
que todos aprendam.
: PROPOSTA PARA A ESCOLA
Notei que na escola não existe uma
biblioteca e um parquinho, creio que ambos seriam importantes no
desenvolvimento das crianças.
Na biblioteca eles poderiam observar os
mais diversos mundos que os livros propõem, deveria conter além dos livros
tradicionais, livros que interajam com as crianças, como os que contam uma
história e apertando nos botões é possível ouvir os sons dos animais ou
objetos.
Com esses recursos as crianças poderiam
ter uma aproximação maior da realidade e entenderiam melhor o que os livros
propõem.
A escola até conta com livros, porém eles
ficam em caixas dentro da coordenação e não em um espaço adequado ao uso comum
dos alunos.
Com o parquinho as crianças poderiam
desenvolver melhor sua coordenação, teriam mais opções de brincadeiras quando
saem para o pátio.
Outra coisa que tornaria o pátio da
escola mais abrangente a imaginação das crianças seria uma caixa de areia e uma
casinha, assim elas poderiam ter um maior contato com a terra e as sensações
diferentes e na casinha poderiam desenvolver mais sua imaginação e entenderiam
cada vez mais a importância de dividir com os colegas até mesmo os pequenos
espaços.
A escola até já teve um projeto de
construir a brinquedoteca e ao lado a biblioteca, porém só recebeu liberação
para a brinquedoteca que contaria com objetos mais leves já que ambas seriam construídas
no salão e por esse conter entre o chão e o teto das salas toda a fiação da
escola não foi liberado a construção da biblioteca devido ao peso.
Dessa forma creio que a única forma da
escola contar com uma biblioteca seria construindo um espaço adequado para ela,
já que todos os espaços estão ocupados.
Esse espaço ficaria mais adequado na
parte de traz da escola onde não atrapalharia nem o espaço de brincadeiras da
escola nem as janelas da sala, e deveriam fazer como foi feito a brinquedoteca,
juntando recursos do conselho através de rifas e promoções realizadas por eles.
Noto que os últimos alunos que ficam na
escola perto do horário da saída gostam de folhar, observar e “ler” os poucos
livros que ficam em uma estante na secretaria, por isso acho a biblioteca
importante já que de certa forma a falta dela está limitando a aproximação dos
alunos aos livros, se ela existisse seria possível que eles fossem mais vezes
observá-los e ao mesmo tempo ir se aproximando cada vez mais da leitura.
Da mesma forma deveria ser feito o
parquinho, porém esse poderia ser conseguido junto a prefeitura, já que eles já
construíram alguns nos bairros a escola deveria ir em busca de um para a
escola.
O parquinho ajudaria no desenvolvimento
físico e motor das crianças, assim como ajudaria para que tenham mais opções de
brincadeiras dentro das dependências dela, já que existe um parque próximo a
ela, mas só é possível que os maiores saiam para ir até lá.
Com ele dentro da escola seria possível
que até mesmo os menores pudessem começar a “testar seus limites” dentro dele.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARTIGO:
FERRARO Juliana Ricarte. A produção dos livros didáticos: uma reflexão sobre imagem, texto e
autoria. Cadernos do CEOM. Ano 25,
n. 34 - Arquivos e tecnologias digitais.
LIVROS:
LERNER Delia. Ler e escrever na escola: o real, o
possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120p.
PRÓ-LETRAMENTO: Programa de formação continuada de
professore dos anos/séries iniciais do ensino fundamental: alfabetização e
linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,
2008. 362 p.
SITES:
SILVA Rogéria Novo da. Indicadores
para avaliação de processos/instrumentos de mediação pedagógica. Disponível
em: <moodle.ufpel.edu.br>. Acesso em: 07 ago. 2012
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS. Site construído e mantido pelo Centro de Informática,
[2012]. Disponível em: <http://moodle.ufpel.edu.br/lpd/course/view.php?id=39>
Acesso em: 27 nov. 2012
Tópico 2: Slide Arrematando
alguns fios: articulações necessárias para pensar o planejamento.
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS. Site construído e mantido pelo Centro de Informática,
[2012]. Disponível em: <http://moodle.ufpel.edu.br/lpd/course/view.php?id=68>
Acesso em: 27 nov. 2012. Tópico
8: Slide A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como
eixos orientadores.
VASCONCELLOS, Celso dos S.
Coordenação do Trabalho Pedagógico. O
projeto de ensino-aprendizagem como instrumento de gestão do trabalho em sala
de aula. Disponível em: <moodle.ufpel.edu.br>.
Acesso em: 11 set. 2012
Este texto foi feito pensando na escola onde realizei minha parceria durante o curso de Licenciatura em Pedagogia.
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