REFLEXÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOCENTE EFETIVADA NO ESTÁGIO
Trabalho
docente
Sabe-se
que, o trabalho docente, como um todo, é de suma importância, para garantir que
o processo de aprendizagem aconteça.
No
entanto, para que isso ocorra efetivamente, é necessário que haja uma grande
mudança no papel do professor. A qual é definida, em uma frase, por “Rogéria
Novo da Silva, autora do texto “Pensamento lógico e expressões formais da
lógica”: “trazer e permitir perguntas e não dar respostas, antes das perguntas
serem feitas!”
Partindo da
afirmação de Rogéria, pode-se deduzir que, para que o professor possa “trazer e
permitir perguntas”, é necessário, antes de mais nada, que o mesmo tenha o
conhecimento real dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Para isso, o
educador, necessita ser um pouco pesquisador também, estudando e pesquisando previamente os conteúdos
propostos. Além disso, deve preparar-se para o imprevisto, pois, poderão
ocorrer certos questionamentos por parte dos alunos, que podem não estar em
seus planos, tão pouco, nas respostas prontas dos livros didáticos.
É
importante também, que o professor tenha o conhecimento da organização da sala
de aula.
Neste
sentido, vale a pena citar, alguns momentos observados durante o período de
estágio que confirmam isso.
Por
exemplo, na “hora do sono”, após o almoço, é preciso que o professor tenha
conhecimento da organização dos colchões e roupas de cama de cada auno, ou
mesmo, na entrada das crianças em sala de aula, é necessário que, o professor
tenha conhecimento da organização das classes e cadeiras onde cada aluno senta.
Principalmente, na Educação Infantil, o ideal seria, que as mesmas, fossem
identificadas com o nome das crianças.
Estes e outros momentos, são
imprescindíveis para que haja um bom andamento na rotina da turma.
Outro
fator importante, é o conhecimento que o professor necessita ter do
encaminhamento das propostas. Um planejamento bem feito é fundamental para uma
boa execução das propostas, e, para que, o processo de aprendizagem ocorra com
sucesso.
“A
criança já possui conhecimentos, em diferentes abrangências, determinados pelas
experiências que possui antes mesmo de entrar na escola.” (Rogéria Novo da
Silva) Partindo
da linha de pensamento da autora “Rogéria Novo da Silva”, pode-se afirmar que, os
conhecimentos prévios que a criança possui devido as suas experiências antes de
ingressar na escola, com os familiares e com a comunidade onde vive, deve ser
considerado pelo professor, no momento de pensar o processo de
ensino-aprendizagem.
É
necessário que, o educador seja também um investigador, buscando conhecer
a realidade dos alunos, com o intuito de, elaborar propostas condizentes com a
mesma, podendo assim, aproveitar o conhecimento prévio das crianças e, por
conseguinte, ter maior sucesso no aprendizado das mesmas.
Por
fim, é importantíssimo que, o educador, reconheça os processos de construção do
conhecimento. Partindo do “princípio metodológico que visa tratar o ensino e a
aprendizagem como provocações do processo de construção do conhecimento
por parte do sujeito e não como apropriação das generalizações feitas pelo
outro." (Rogéria Novo da Silva)
Neste
sentido, cabe ao professor, criar situações em que leve o aluno a buscar
respostas para os questionamentos levantados, através de experiências e
vivências propostas em sala de aula, que reproduzam a realidade vivida pela
criança no seu cotidiano. Sendo
assim, “a educação não pode ser mais baseada em um fazer descompromissado,
de realizar tarefas e chegar a um
resultado igual a resposta que se encontra no final do livro texto, mas do
fazer que leva ao compreender, segundo a visão piagetiana.” (Trecho extraído do
texto “Mudanças na Sociedade, Mudanças na Educação: O Fazer e o Compreender”,
de José Armando Valente).
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