A alfabetização ou literacia consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do acto de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
A incapacidade de ler e escrever é denominada analfabetismo ou iliteracio , enquanto que a incapacidade de interpretar textos simples é chamada analfabetismo funcional ou semianalfabetismo.
Disponível em:
<http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alfabetização>
Acesso em: 20 nov. 2014
Este blog foi criado por alunos do Pólo da UAB de São Francisco de Paula, acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPEL na modalidade EAD (2011 - 2014), para que através dele possamos trocar ideias, aprendermos juntos sobre essa profissão iluminada que é a de professor e juntos chegar ao nosso objetivo. Esperamos que gostem e possam contribuir conosco nessa cominhada longa, porém prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário